Pesquise no Unipeg

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Antigo vídeo-propaganda da Halliburton

Estava passando pelo YouTube em busca de vídeos interessantes e relevantes aos assuntos que abordo aqui no blog, e me deparei com um vídeo da Halliburton, que é muito, mas muito antigo, e que tem até jingle. Eu particularmente achei um barato, de verdade e tive que compartilhar com vocês.

Assistam, depois cliquem aqui para ver a matéria que escrevi sobre a história da Halliburton e tirem suas conclusões.



Entenda como funciona a inspeção de riser de perfuração em plataformas

E ai pessoal,

Hoje com mais um post rápido, um vídeo bem legal de um antigo projeto da Petrobras com a PUC-RJ que mostra como é feita as inspeções de risers em uma plataforma de petróleo.
O vídeo já é auto-explicativo então não vou enrolar muito aqui.

Bom vídeo.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gigantes: Plataformas Petrolíferas - Perdido Spar

Fala galerinha, tudo bem?

Infelizmente não estou tendo muito tempo para postar, devido a semana de prova se aproximando, e outras coisas como trabalho que tomam muito tempo. Mas sempre que dá uma brecha, eu vou trazer uma matéria legal pra vocês.

Hoje eu trouxe um vídeo bem legal, que fala da evolução das tecnologias em uma plataforma de petróleo, tanto na sua capacidade de produção, quanto na evolução do seu tamanho, e como modelo do episódio do National Geographic, eles mostram o Perdido Spar, operado pela Shell.

O vídeo está todo em espanhol, mas acho que até quem não fala espanhol, vai conseguir entender bastante coisa.

Bom filme, e até a próxima.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Blowout de gás??



Tenho certeza que a maioria aqui já viu o que é um blowout, que é a elevação descontrolada do fluido que está no poço de petróleo, geralmente é óleo cru que jorra descontroladamente devido a um problema de pressão no poço, que pode ocorrer por diversos fatores.
Agora, blowout de gás, vocês já viram?? Não? Então vejam, e percebam o quão perigoso isso pode ser, e na minha opinião até mais perigoso do que um blowout de óleo.

Clique aqui para ver o vídeo do blowout de gás

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Novas oportunidades divulgadas na comunidade do Unipeg

Novas oportunidades na comunidade do Unipeg no orkut.

Não deixem de conferir e juntem-se a nós clicando aqui

Entrevista Unipeg com Daniel de Souza, tecnólogo em petróleo e gás

Olá a todos!!


Hoje o Unipeg dá um passo importante no que diz respeito às informações relevantes sobre o curso de tecnólogo em petróleo e gás e principalmente sobre as verdades e mitos sobre essa carreira tão recente.

Não sei se todos sabem, mas eu mesmo, sou tecnólogo em petróleo e gás, na verdade indo para o último período do curso no ano que vem, e por várias e várias vezes eu trouxe notícias, informações e tantas outras coisas sobre os tecnólogos, (que vcs podem ver aqui) afim de ajudar todos esses que ainda estão na busca por sua qualificação e inserção no mercado de trabalho.
Mas ainda assim, estava faltando algo, por mais que eu procurasse informações, notícias em jornais, ainda faltava uma coisa importante, faltava a opinião dos próprios tecnólogos, que opinião seria melhor do que a de um tecnólogo que vivenciou as mesmas dificuldades que nós e conseguiu se inserir no mercado de trabalho?


Pois foi aí que busquei isso, e para começar talvez uma série de entrevistas com tecnólogos de petróleo e gás (dependo da aceitação deles rs.) publico hoje a entrevista que eu fiz com o Daniel de Souza, tecnólogo de petróleo e gás e funcionário embarcado da Petroserv Ventura Petróleo


Daniel de Souza, 21 anos.
Formado em Tecnologia de Petróleo e Gás em 2010
Especializado em GMDSS/ INGLÊS - DINAMARQUÊS.
Nascido no Rio de Janeiro - Brasil.





UnipegQual sua formação e em que você trabalha?


Daniel  Sou Tecnólogo de Petróleo e Gás, com capacitação de Rádio Operador Geral Bilíngue. Atualmente trabalho na Petroserv Ventura Petróleo em regime embarcado como Operário de Sonda (o antigo Homem de Área) tenho apenas 5 meses de empresa mas ja pude ver muita coisa em pouco tempo.


Unipeg - Na época que você se formou, existia chances para tecnólogos, hoje parece que isso aumentou, qual sua opinião?


Daniel - Me formei no primeiro semestre de 2010 e tive o prazer de já ir à minha formatura empregado e com a experiência de já ter pisado em uma plataforma. Realmente oportunidades para tecnólogos eu so recebi a informação de uma vaga durante os dois anos e meio que estudei na Estácio de Sá mas foi em uma palestra que fui no meu campus, o Norte Shopping, que entendi que o mercado precisa de engenheiros QUALIFICADOS, tecnológos QUALIFICADOS, geológos QUALIFICADOS e etc ... Então somente a minha faculdade não seria o suficiente para alcançar o meu objetivo de entrar um dia em uma plataforma de petróleo, seria necessário outros aprendizados que tornassem o meu curriculum mais competitivo e atraente para este setor.
Eu já falava inglês fluentemente e dinamarquês básico, então vi que graças ao inglês eu poderia buscar o curso de GMDSS que me habilitaria como Rádio Operador Geral, e foi essa a decisão que tomei.Então esta é a minha opinião, seja você um profissional de qualquer área seja QUALIFICADO, em cursos, palestras, eventos do setor e etc.

Unipeg -  Em que momento e como você conseguiu se inserir no mercado de óleo e  gás?

Daniel - A empresa que estou agora, Petroserv Ventura Petróleo, é a minha primeira experiência neste setor, ingressei no corpo de colaboradores em julho deste ano.
Como eu entrei foi muito interessante e gostaria de um dia poder contar essa experiência ao vivo.
Após 2 entrevistas em outras grandes empresas deste setor, muitos contatos porém poucos resultados, estava eu numa noite em uma página de relacionamentos buscando contatos e oportunidades, quando vi um anúncio de uma agente de RH recrutando Rádio Operador Bilíngue, me candidatei a oportunidade na mesma hora. No dia seguinte pela manhã eu recebia uma ligação da mesma solicitando minha presença em Macaé na semana seguinte, fiquei muito feliz com o convite e claro compareci no dia e local marcados. Após uma longa entrevista recebi a informação que em breve eu seria chamado na sede da empresa para uma nova entrevista, na semana seguinte este convite ocorreu.
Após uma prova de conhecimentos gerais nos campos de química, física, redação, álgebra e português  fui encaminhado para um novo endereço para a realização de provas de inglês escrita e conversação. Fui aprovado em todas e no dia seguinte fiz testes médicos, apos os mesmos fui dispensado para regressar ao Rio com a promessa de na semana seguinte ser chamado para uma decisão final. Conforme o combinado após sete dias fui chamado na base para uma conversa final com o gerente da unidade em que eu embarcaria. Eu estava apreensivo mas procurava me mostrar confiante e calmo. Fui recebido pelo OIM (gerente de unidade offshore) muito bem e ele disse que após analisar todo o meu desempenho estava impressionado pois eu tinha na epóca somente vinte anos e sabia me apresentar muito bem, contudo a minha efetivação no cargo não seria possível pois o cargo de Rádio Operador é uma tarefa de grande responsabilidade e não poderia confiar a alguém sem nenhuma experiência. Me mantive calmo no momento desta resposta e não demonstrei nenhuma frustração então repliquei para o gerente que tinha grande vontade de entrar na empresa e demostrar meu valor e por os meus conhecimentos a serviço da coorporação de maneira plena e adquirir muitos outros para que lá mesmo pudessem ser aplicados.
Ele ficou surpreso com minha resposta e confessou que naquele momento lembrou-se  de quando tinha a mesma idade e estava buscando uma vaga de trabalho neste setor e que muitas respostas negativas recebeu embora estivesse sempre estudando e aprendendo novas línguas e adquirindo novos conhecimentos. Então eu disse naquele momento que não gostaria de sair de lá sem uma resposta positiva pois já me imaginava trabalhando na empresa. Neste momento ele olhou para um lado, para o outro e disse que em sete meses precisaria de profissionais de perfuração e meu curriculum seria separado por ele mesmo para uma dessas vagas, agradeci pela oportunidade e desde aquele dia liguei para a base toda quinzena perguntando de alguma oportunidade e enviando e mail's; após sete meses recebi uma ligação me chamando para assinar o contrato e pegar a minha agenda de cursos que já estavam marcados naquele mês para mim (lembrando que eu já tinha os cursos de CBSP, HUET e GMDSS)

Unipeg - Qual a real importância do inglês para o tecnólogo de petróleo e gás?

Daniel - "Hoje vamos movimentar os risers então muito cuidado pois o Riser Feeding Machine estará em movimento o tempo todo e não queremos nenhum downtime ou acidente"
Esta foi uma pequena parte do meu primeiro D.D.S., para alguém que nunca esteve no universo do petróleo esta frase seria impossível de ser compreendida, porém eu pude compreender pois eu conhecia muito bem a língua inglesa. Tudo em uma plataforma esta escrito em inglês (salvo informações de segurança que encontram se disponiveis em português-inglês), como manuais, instrumentos e softwares. Na unidade que trabalho temos expatriados da Polônia, Afeganistão, Inglaterra, Estados Unidos, Sérvia, Portugal, Austrália, Escócia, Croácia e Japão, sem o inglês seria simplesmente impossível a comunicação gerando a impossibilidade das operações e acidentes. Os profissioanais que falam inglês são sempre os procurados pelos supervisores e gerentes pois geralmente estes são extrangeiros, e esta regra não se importa com a sua posição hierárquica na organização, então estes profissionais acabam participando de maneira mais próxima das decisões tomadas nas operações devido a sua capacidade de interagir rapidamente com os seus superiores e de traduzir as instruções para os demais brasileiros.

Unipeg -  Quais características você destacaria como essenciais para um tecnólogo ingressar no mercado de trabalho?

Programa de trainee da Weatherford

Fala pessoal!!!

Hoje trazendo uma grande notícia para os graduados e graduandos em engenharia, qualquer que seja.
A Weatherford, empresa multinacional do segmento de serviços para indústria de óleo e gás está com 10 oportunidades para trainee no Rio de Janeiro, e as vagas vão somente até o dia 23 de novembro, para formados de dezembro de 2008 até dezembro de 2010, e somente para engenheiros.
Além da remuneração, a empresa oferece auxílio alimentação, plano odontológico, seguro de vida em grupo e participação nos lucros.

Quem se interessou ou conhece alguém que está nesse requisito, acesse o endereço: petradevelopmentprograms.com.br

Quero deixar um agradecimento especial ao Edilson dos Santos, que foi quem me mandou essa oportunidade.

E você que tem alguma novidade como essa, ou ainda algum material de estudo para compartilhar com o pessoal, me mande um e-mail para sydney.unipeg@gmail.com

domingo, 14 de novembro de 2010

Revista Petrobras outubro de 2010

Saiu a nova revista Petrobras para download, e nesse mês com matéria de capa falando da expansão do CENPES, centro de pesquisas da Petrobras, localizada na ilha do Fundão no Rio de Janeiro.

161pdf final
View more documents from sydman.


A Importância de Relacionamentos Interpessoais na Formação de Equipes

Há alguns anos, acreditava-se que o sucesso profissional estava calcado, simplesmente, na obtenção de competências individuais. A carreira era avaliada pelas ascensões na hierarquia, em outras palavras, pelas promoções que o profissional obtinha. O mundo foi se transformando e, consequentemente, as empresas também e a velha crença no individualismo caiu, dando lugar à necessidade de se trabalhar em equipe, devido à multiplicidade de tarefas e a competitividade cada vez mais crescente.

Formar equipes passou a ser uma estratégia que agrega valor, uma vez que as pessoas passam a auxiliar no crescimento da empresa de maneira responsável e compromissada com os objetivos organizacionais.

Por isso relacionar-se é uma importante atividade para qualquer profissional no mundo atual; isto é, trabalhar corretamente os chamados relacionamentos interpessoais, com os superiores hierárquicos, com seus pares e com seus subordinados, sendo que um dos motivos dessa importância se deve ao fato desta habilidade ser imprescindível para a formação de equipes.

Neste sentido, representa desafio maior para os líderes, que devem auxiliar seus colaboradores a alcançar realização e satisfação pessoal, além de valorizar o trabalho realizado por eles e fazer com que tenham uma boa remuneração. Ao mesmo tempo, cabe a estes gestores trabalhar pela empresa, aumentando a produtividade e, no aspecto comportamental, buscar criar na organização um clima de lealdade, comprometimento e confiança. Portanto, não devem ser paternalistas, fazendo exageradas concessões ao time em detrimento dos resultados da empresa, nem exploradores, que tiram o máximo dos colaboradores sem a devida compensação.

Assim, os líderes devem estar cientes de que a formação de equipe passa por algumas fases importantes, que são:

• Seleção: escolha de cada profissional que irá integrar o time, verificando se possui, pelo menos, a qualificação necessária;
• Capacitação: verificam-se as necessidades de complementação na capacitação dos colaboradores;
• Integração: atividade que vai deixar claro os limites de cada um, o que podem ou não podem fazer, de forma a derrubar a insegurança em relação aos papéis, expectativas e regras a serem seguidas;
• Consolidação: busca-se trocar a competitividade pela cooperação, por meio da gestão de conflitos, que serão naturais, criando um ambiente harmônico;
• Amadurecimento: fase em que os membros da equipe deixam o individualismo e passam a trabalhar coletivamente.

Para chegar ao amadurecimento da equipe, podemos dizer que o ponto de partida é a atenção a alguns cuidados mínimos, que são:

• Comunicação: manter os integrantes da equipe constantemente informados sobre o que ocorre no ambiente externo e interno e, o mais importante, a evolução do trabalho executado e seus resultados;
• Atualização: constantemente promover condições para que os membros da equipe possam melhorar sua capacitação;
• Condições de trabalho: buscar melhorar o ambiente, em especial ouvindo os integrantes da equipe;
• Autonomia: transferir poder e responsabilidade na solução de problemas;
• Colaboração: apoiar a equipe, sendo um consultor e representante dela perante a direção da organização.

No que tange às questões comportamentais ou, especificamente, aos relacionamentos interpessoais, os gestores de equipes devem:

• Conhecer cada indivíduo da equipe;
• Saber como pode ser o comportamento grupal;
• Focar a energia da equipe na direção de ações e resultados;
• Promover a motivação da equipe, por meio de constantes estímulos;
• Buscar o comprometimento, lançando mão da participação, em especial, na tomada de decisões;
• Ser, efetivamente, parceiro, diminuindo o distanciamento.

O presente artigo não esgota o assunto, mas pode provocar uma importante reflexão, no sentido de melhorar a evolução profissional, ao nos relembrar de importantes necessidades profissionais: o trabalho em equipe e a atenção aos relacionamentos interpessoais - normalmente relegados a um segundo plano, em função da busca de conhecimentos técnicos.


Referência Bibliográfica:
Artigo de Álvaro Takei - Diretor de Ensino Digital da Brasiliano & Associados.

Os senhores devem estar se perguntando o motivo de eu estar postando um artigo tão comum encontrado na internet. O objetivo não é apenas mostrar o papel de um líder, mas sim demonstrar as outras pessoas que você é um líder. Isso é muito importante.

Talvez, nós não somos os líderes de certa equipe. Estamos começando de baixo. No entanto, podemos assumir um papel de líder dentro daquele grupo e o seu supervisor ou gestor irá notar que isso existe em você. Conseguem entender o que quero dizer?

É claro que não são todos que conseguem desempenhar o papel de líder. Podem possuir outro tipo de qualidade, mas não o de liderança. E existem aqueles que possuem o perfil de líder, mas nunca desenvolveram ou demonstraram o seu potencial porque a sua função ou o seu cargo na empresa não exigem este tipo de habilidade.

Senhores, minha dica: se possível, façam mais do que os seus cargos exigem. Mostrem-se merecedores daquela oportunidade.

E qual é o benefício de ter bons relacionamentos interpessoais? Pensem vocês mesmos. Quais são os benefícios de possuir uma boa convivência em seus ambientes sociais?

Vamos imaginar aquelas pessoas que não podemos ignorar em nossas empresas porque estas mesmas pessoas possuem um papel estratégico importante. Você tendo uma boa relação interpessoal com estas pessoas que tipo de benefício você poderá (teoricamente) usufruir?

Em certos momentos teremos que tomar decisões que não irão agradar a todos e serão nesses momentos que será importante contar com o respeito e apoio de todos.

Aos gestores de SMS ou as pessoas que desejam ingressar nesta área, ser um líder é a principal característica para se obter sucesso (além da fluência no inglês, no nosso caso, petroleiros) já que lidamos ou lidaremos com vários tipos de personalidades em nosso cotidiano.

A dica foi dada. Agora é com vocês.

Atenciosamente,
Leonardo D. Q. Motta
Estudante do 5° período do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás, Perito Ambiental e Assistente de SMS.
http://ecoil-leonardo.blogspot.com

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Filme Batalha pela Vida - Exxon Valdez

Boa noite pessoal,

Hoje estou trazendo um filme muito bom sobre a história do acidente do Exxon Valdez, que não se acha em canto nenhum, filminho difícil de achar.
O Exxon Valdez pra quem não sabe é o petroleiro da Exxon, que vazou óleo no Alaska em 1989, matando milhares de animais e destruindo a pesca local, e o acidente resultou em mudanças nas legislações americanas para a prática de exploração e navegação de petroleiros.

Mas tem a parte boa, e a parte ruim infelizmente, a boa é que achei ele completo no You Tube, a ruim é que não tem legenda  pra poder assistir no blog, então clica no vídeo e na opção de assistir no You Tube que lá tem a opção de por legenda, mas só da parte 3 a 9.

Mas como o filme é muito bom, e mostra quase exatamente o que ocorreu, eu acho válido trazer pra vocês mesmo assim.


Segue o filme abaixo



Parte 1



Parte 2



Parte 3



Parte 4



Parte 5



Parte 6



Parte 7



Parte 8



Parte 9



Parte 10





Gostou do post?  Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 

Contribua com o Unipeg, se você tem algum material que possa ser compartilhado com os demais, entre em contato comigo para que possamos colocá-lo aqui no blog.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Unipeg agora no Msn


E ai galera, tudo bem?

Bom, hoje vim aqui apenas para falar que agora criei uma conta no msn para o Unipeg, é isso mesmo, agora vocês podem tirar suas dúvidas sobre os assuntos do blog comigo por msn.
Além dos endereços de e-mail que vocês já utilizam normalmente, e da comunidade do blog no orkut, achei melhor criar esse novo meio de comunicação entre nós, pois as vezes não dou conta dos e-mails de todos vocês, e muitas vezes eu respondo uma dúvida e em seguida já vem outra da mesma pessoa.
Pensando nisso que criei o msn do Unipeg, onde vocês podem adicionar a vontade no msn de vocês, e caso eu não esteja online, podem mandar suas dúvidas assim mesmo que eu entrando, responderei com o maior prazer.

O endereço é esse: blog.unipeg@hotmail.com


Espero vocês.


Abraços

domingo, 7 de novembro de 2010

Lyrics Training - Treine seu inglês com música

Fala galera,

Hoje trazendo mais uma dica para vocês treinarem seu inglês, e de uma maneira bem interessante e prazerosa, ouvindo música.

É isso mesmo, o site Lyrics Training é um site que conta com diversos vídeos de músicas do You tube, todas em inglês, e o mais legal é que além de você poder acompanhar a música com legendas para treinar o ouvido, você tem a opção de fazer "exercícios", e entrar para o ranking do site.
É simples, você escolhe a música, que tem níveis variados de fácil a difícil, e aí você escolhe entre 3 níveis: iniciante, médio e avançado.
Quando a música começar a rolar, terá partes da legenda que estarão em branco, e adivinha quem que tem que completar a música? Isso aí, e se você não pegar a palavra de primeira não tem problema, você tem a opção de voltar do trecho que você não conseguiu acompanhar, até conseguir.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

1º Seminário de petróleo e gás - Estácio, campus Norte Shopping


Esse final de ano está bombando de eventos, e a universidade Estácio de Sá está nesse embalo, e aprensetando seminários e semanas de palestras.

E não deixem de conferir a 2º semana de petróleo  e gás da Estácio campus Cabo Frio.

Atentem para um detalhe, as datas são as mesmas do seminário que ocorrerá no campus Norte Shopping, dias 10, 11 e 12 de novembro, mas são eventos diferentes, mas na mesma data, não confundam hein.

Endereço: Rodovia General Alfredo Bruno Gomes Martins, s/nº - lote 19 - Bairro Braga - Cabo Frio/RJ 

Abaixo segue a programação completa do evento.


RRC Robótica com inscrições abertas para o curso de piloto de ROV

Atenção aos técnicos de plantão, excelente oportunidade para quem quer se formar como piloto de ROV, uma das carreiras mais bem pagas e cada vez mais em ascensão na indústria do petróleo.

Para quem não sabe o que é um ROV, ou o que faz um piloto de ROV, clique aqui para ver.








Oportunidades na Pride


E aí galera?

Excelentes novidades para quem tem experiência de trabalho embarcado e deseja entrar para uma grande empresa do segmento de E&P.

A Pride, multinacional com mais de 4,000 empregados e escritórios e bases em diversos locais no mundo, está com oportunidades para trabalho em plataformas, a Dayane Santos, recrutadora da Pride,  entrou em contato comigo para divulgação das seguintes oportunidades:

Plataformista
• Ensino médio completo
• Experiência prévia na função, em plataformas de perfuração offshore
• Curso de Well Control

Encarregado de convés ( Deck Pusher )
• Ensino médio completo
• Curso de guindasteiro offshore nível 3
• Experiência prévia na função como Deck Pusher e com opreção de guindaste offshore (acima de 80
toneladas)

Quem estiver dentro do perfil, envie currículo para cv.brazil@prideinternational.com mencionando no assunto a função a que está concorrendo.


Boa sorte a todos que participarem.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Boa noite pessoal,

Semana que vem haverá um seminário de petróleo e gás na Estácio de Sá, campus Norte Shopping, e trocando e-mails com o coordenador dos cursos de petróleo do campus, o prof. Gouvêa, ele já me adiantou que serão 13 palestras já confirmadas e serão as mais interessantes possíveis e  ministradas por profissionais experientes e de empresas como Baker Hughes, Petrobras, Galvão engenharia e Shell.

O cadastramento para as palestras será feito de acordo com a chegada dos visitantes.

Abaixo vocês podem ver as informações completas a respeito do evento.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Coluna Eco Oil

Café. Uma ferramenta benéfica ou maléfica?

Olá senhores,


Esses dias eu encontrei uma matéria muito interessante no site do uol que gostaria de compartilhar.

Cafezinho pode ser uma ferramenta de segurança do trabalho, sugere estudo

Os trabalhadores - principalmente aqueles que atuam à noite - parecem cometer menos erros no emprego quando consomem cafeína, seja tomando café ou bebidas energéticas, segundo estudo recentemente publicado na revista Cochrane Database of Systematic Reviews. De acordo com especialistas britânicos, aqueles que trabalham em turnos, muitas vezes, podem ter problemas com o relógio biológico - ou ritmo circadiano -, apresentando distúrbios de sono que podem atrapalhar o desempenho no trabalho e causar graves acidentes. Porém, o estudo mostra que o café pode aumentar seu estado de alerta, reduzindo as chances de erro.

Avaliando dados de 13 estudos sobre os efeitos da cafeína na performance de trabalhadores por turno, incluindo pessoas com idades entre 18 e 65 anos - com a maioria estando na faixa etária de 20 a 30 anos -, os pesquisadores notaram que aqueles que recebiam cafeína - através de café, bebidas energéticas, alimentos ou comprimidos - tinham melhor desempenho em testes de memória, atenção, raciocínio e percepção de habilidades do que aqueles que não ingeriram cafeína.

Baseados nas análises, os autores concluíram que a cafeína ajuda os trabalhadores noturnos a melhorar seu desempenho cognitivo e a reduzir os erros laborais. Entretanto, pouco ainda se sabe sobre os efeitos da cafeína em relação às lesões causadas pelos acidentes de trabalho. "Parece razoável supor que a redução de erros está associada a menos lesões, embora não possamos quantificar tal redução", concluiu a pesquisadora Katherine Ker.

No entanto, temos que lembrar sobre alguns efeitos maléficos do café (se ingerido exageradamente). De acordo com o doutor Darcy Roberto Lima, a administração aguda de cafeína causa um aumento modesto da pressão sangüínea arterial, dos níveis de catecolaminas, da atividade de renina plasmática, dos níveis de ácidos graxos livres, da produção de urina e da secreção gástrica. Ela altera o espectro eletroencefalográfico, o humor e o padrão do sono em voluntários normais.

É difícil estipular qual é a dose correta de café a ser ingerido já que cada organismo responde de uma forma. Portanto, aos gestores de SMS, liberem um cafezinho para a rapaziada que todo mundo trabalha alerta e feliz.



Atenciosamente,
Leonardo D. Q. Motta
Estudante do 5° período do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás, Perito Ambiental e Assistente de SMS
http://ecoil-leonardo.blogspot.com
 
Related Posts with Thumbnails