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quarta-feira, 28 de abril de 2010

Oportunidades para técnicos e tecnólogos





Segue oportunidades que recebo por e-mail, filtrei por especialidade técnica.

Vagas em aberto na Pacfic RH


TÉCNICO EM MECÂNICA DE GUINDASTE - OFF-SHORE

     Técnico em Mecânica ou Eletromecânica; CREA em dia com
comprovante de Pagamento; Salvatagem; Curso Irata Nível I; Desejável
Abraman em dia;
     Sexo Masculino; Escala de 14 x 14; Experiência de 2 anos na
função de técnico de mecânica comprovados em CTPS; Residir em Macaé ou
Rio das Ostras; Idade de 25 à 40 anos


TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO COM ABRAMAN - OFF-SHORE

     Técnica em Instrução; CREA em dia com comprovante de Pagamento;
Salvatagem; Curso de PLC; Desejável Abraman em dia;
     Sexo Masculino; Escala de 14 x 14; Experiência de 3 anos na área
de instrumentação; Residir em Macaé ou Rio das Ostras;


TÉCNICO EM ELÉTRICA DE GUINDASTE - OFF-SHORE

     Técnica em Eletrotécnico ou Eletromecânica; CREA em Dia com
comprovante de pagamento; Salvatagem; Certificação Abraman em dia;
Declaração do empregador atestando experiência em manutenção elétrica
de guindaste; Residente em Macaé ou Rio das Ostras;
     Experiência de 2 anos no mínimo; Masculino; Escala 14 x 14;


TECNICO EM MECÂNICA C/ CREA

     Técnico em Mecânica; a partir de 21 anos;
     Experiência de 1 ano no mínimo; Residente em Macaé ou Rio das
Ostras;


CALDEIREIRO

     Ensino médio ou técnico; a partir de 21 anos;
     Experiência de 1 ano no mínimo; Residente em Macaé ou Rio das
Ostras


ASSISTENTE TÉCNICO TIPO I

     Ensino Médio Completo com formação Técnica em Eletrônica ou
Telecomunicações; Disponibilidade de horário; Noções de Informática;
     Experiência de 2 anos no mínimo em Manutenção e Implantação dos
sistemas descritos em anexo; Feminino; Residente em Macaé ou Rio das
Ostras;

ASSISTENTE TÉCNICO TIPO II
     Ensino Médio Completo com formação Técnica em Eletrônica ou
Telecomunicações; Disponibilidade de horário; Noções de Informática;
     Experiência de 5 anos no mínimo em Manutenção e Implantação dos
sistemas descritos em anexo; Feminino; Residente em Macaé ou Rio das
Ostras;

 INSTRUMENTISTA II
     Técnica em Instrumentação CREA em dia com comprovante de
Pagamento; Certificação Abraman em Dia; Disponibilidade de horário;
Noções de Informática; Experiência de 3 anos no mínimo em
Instrumentação comprovados em CTPS;
     Masculino; Residente em Macaé ou Rio das Ostras;

 COMPRADOR
     Ter conhecimento de materiais off shore; Técnico de Materiais ou
nível Superior; Avançado no Pacote Office
     Residente em Macaé ou Rio das Ostras; Experiência a partir de 1
ano; Idade a partir de 25 à 50 anos

Interessados encaminharem currículos para o e-mail:
recrutamentomacae@pacificrh.com.br
ou ligar para os Telefones: (22) 2762-7684 / 2772-4362 / 2762-7577

__________________________________________________________________________________

Empresa Multinacional no ramo de Transmissão e Distribuição de Energia
está selecionando profissionais para as funções abaixo especificadas:
Necessária disponibilidade total para residir em um dos Estados :
Pernambuco, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Técnico de Qualidade:  Formação técnica em edificações ou
controle de qualidade; Experiência na área de sistemas e /ou controle
de qualidade; Implantação e/ou certificação de ISO 9001; Experiência
em obras de energia (SE e LT em concessionárias ou cliente privado) ou
em obras de unidades industriais (Petrobrás); Boa redação.

Técnico de Segurança do Trabalho:  Formação técnica e com
experiência em obras industriais ou de dutos, ou em obras de energia
(SE e LT em concessionárias ou cliente privado) com curso de formação
técnica em segurança do trabalho com registro no Ministério do
Trabalho

Técnico de Meio Ambiente:  Formação técnica em Meio Ambiente e
experiência em obras industriais ou de dutos, ou em obras de energia
(SE e LT em concessionárias ou cliente privado). Possuir treinamento
em ISO 14001: 2004

Técnico Eletrotécnico ou Eletromecânico: Formação de Nível Médio,
com registro no CREA; Experiência como Supervisor, em serviços de
comissionamento de equipamentos elétricos estáticos e rotativos de
baixa, média e alta tensão em obras de construção pesada no ramo de
petróleo ou petroquímico;

 Engenheiro ou Tecnólogo:  registrado no CREA, com experiência
técnica em desenvolvimento de fornecedores, preferencialmente na
fabricação de equipamentos para o seguimento de transmissão e
distribuição;

Administrador de Contratos:  Graduação em Engenharia, Tecnologia
ou Administração para atuar na administração de contratos de
terceiros, experiência anterior comprovada, preferencialmente
conhecimento do sistema SAP.

Interessados, enviar currículo atualizado pararecrutamento.tstb@gmail.com  , identificando a vaga a que está se
candidatando, a pretensão salarial e informando disponibilidade para
início.

Na onda dos biocombustíveis - Tam fará 1º vôo com bioquerosene

A TAM, em parceria com a Airbus e CFM International, irá realizar no segundo semestre de 2010 o primeiro vôo na América Latina com uma aeronave movida à bioquerosene, de produção 100% nacional.

O combustível, feito a partir de pinhão manso, irá abastecer o modelo A320.  Estima-se que esta solução reduza em até 80% as emissões de carbono provenientes da queima de combustível de aeronaves, segundo Michigan Technology University (EUA).
A  princípio, o combustível será produzido na proporção 50% pinhão manso e 50% querosene convencional. A companhia espera obter, até o final do ano, a homologação de órgãos competentes dosEstados Unidos para a utilização comercial. A partir daí, espera-se a aprovação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) para o uso da substância em aeronaves civis no Brasil.
TAM já investiu um total de 150 mil dólares em estudos e processos produtivos do grão e pretende ajudar a criar uma plataforma brasileira de bioquerosene sustentável.

Acidente plataforma Deepwater Horizon


Como todos já viram na semana passada, o acidente da foto é referente a plataforma de perfuração Deepwater Horizon, que era operada pela BP. Na semana passada ela explodiu e chegou a afundar, causando um derramamento de óleo em uma área de 1500 km², equivalente a cidade do Rio de Janeiro.
Essa mancha de óleo que está se espalhando, está pondo em risco as praias de Louisiana, os manguesais e pequenas ilhas próximas.
No momento há 30 navios, vários aviões tentando conter a mancha de óleo com agentes dispersantes, fora o robô que a BP colocou para tentar fechar as válvulas do poço que está aumentando o impacto.


Ano passado a mesma BP foi condenada a pagar 87 milhões de dólares por não ter melhorado as condições de segurança depois que sua refinariano Texas explodiu, matanto 15 pessoas.




Imagem da mancha de óleo via satélite
A mancha é a parte cinza do lado direito inferior.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Petrobras biocombustíveis - Inscrições abertas


Foram abertas hoje as inscrições para o primeiro concurso da Petrobras Biocombustíveis, e vão até o dia 09 de maio. Serão providas 81 vagas, entre níveis médio-técnico e superior, com as taxas de inscrição de R$30,00  e R$45,00 respectivamente. As provas estão previstas para o dia 6 de junho.
As vagas são destinadas às seguintes localidades: Salvador (BA), Candeias (BA), Belém (PA), Guamaré (RN), Montes Claros (MG), Fortaleza (CE), Quixadá (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Teresina (PI) e Rio de Janeiro (RJ).


Não serão aceitos tecnólogos





sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sala de Bate papo no Unipeg - Escolha a melhor sala

Isso ai galera, como vocês já devem ter visto, o Unipeg agora está com sala de bate papo, porém ainda em fase de testes, e tem até uma enquete para vocês votarem a inclusão ou não dessa sala.
Outro ponto que estou trazendo agora  é o layout da sala, como não achei muitos temas bons, e a maioria tendo que fazer vários cadastros, daí separei dois para serem votados, ou nenhum, e depois eu busco outra alternativa, fica a critério de vocês.

O 1º modelo é esse que se encontra no começo da página do blog




E o 2º modelo que está no final da página, sendo que esse é necessário entrar com um nick antes de visualizar o conteúdo da sala.


Votem nas duas enquetes para que possamos juntos melhorar o nível de qualidade do Unipeg.

Novidade Unipeg - Fórum para estudantes e profissionais do setor de petróleo e gás

Boa noite pessoal, espero que tenham ido bem de feriado, e para os cariocas boa continuação de feriado nessa sexta.
Esses dias estava desenvolvendo uma nova ferramenta para a melhoria do nosso networking, bem como vocês leitores poderem interagir entre si e tirar dúvidas a respeito de algumas áreas, não só pelo Unipeg, mas também pelo conhecimento de vocês que acessam o blog.
Pensando nisso desenvolvi o fórum do Unipeg, onde vocês poderão tirar dúvidas, criar tópicos, interagir entre si e uma coisa bem legal, há um chat para os registrados no fórum, onde vocês podem conversar online com os outros membros do fórum Unipeg em tempo real.
O acesso é totalmente grátis, basta se cadastrar clicando aqui, e pronto você terá acesso a tudo isso e quem sabe você não melhora seu networking afim de conseguir uma colocação no mercado.

Registrem-se e aproveitem.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pólo Norte e suas potenciais reservas de petróleo


Quem imaginaria, um lugar quase que inabitável e de tão difícil acesso, pode ter uma das maiores reservas de petróleo e gás do mundo. Como já sabemos o pólo norte vem sofrendo com o degelo já a alguns anos, não sei se pela teoria do aquecimento global, que foi "provada" como uma farsa ambientalista, ou por fases solares que ocorrem a cada época geológica diferente, o fato é que o Pólo norte está derretendo, e ao que parece o governo americano, canadense, até o próprio mundo mesmo não está "ligando" muito para isso.
Mas por que não estamos cuidando de um bem natural dessa magnitude com deveríamos fazer, resposta fácil, estima-se que o Pólo Norte tenha cerca de 25% das reservas de petróleo de todo o planeta, isso em barris representa aproximadamente 500 bilhões de barris, que é petróleo pra caramba.
Mas como nem tudo são flores, os custos operacionais para a exploração e explotação de petróleo em um lugar como esse é muito complicado e difícil, pois além das camadas de gelo, tem o problema da distância, afinal de contas, no Pólo Norte não deve ter muitos hotéis e pousadas para os empregados das empresas operadoras não é? Fora o problema da navegação nesse tipo de água congelada, e um dos piores problemas operacionais, como fazer os equipamentos resistirem aos -50º  que faz no Pólo Norte.
Só para vocês terem uma noção, na Sibéria, que é tão fria quanto o Pólo Norte, e distante dos pontos de processamento e distribuição, foram gastos mais de 11 bilhões de dólares para a construção de 4 mil km de dutos para escoar a produção, só o investimento dessa obra já é capaz de encarecer o produto final em 10 dólares.
Outro dado importante, é a comparação dos investimentos para produção de petróleo no Pólo Norte com relação ao resto do mundo, só em comparação com a Arábia Saudita, o investimento no Pólo Norte é 10 vezes  mais caro.
Há alguns lugares inóspitos tanto quando o Pólo Norte, e com reservas muito grandes, fatos que ainda farão com que  o petróleo seja nossa matriz energética por um longo tempo.

Fonte: Planeta Sustentável

terça-feira, 20 de abril de 2010

Oportunidade para tecnólogos na FMC Technologies

Muito boa noite pessoal,

Hoje vi uma oportunidade muito boa para nós tecnólogos em petróleo e gás no Tecnopeg, blog voltado para gestão de carreira no segmento de petróleo e gás do Victor Alves, que sempre traz as melhores informações quanto a oportunidades na área para tecnólogos.
Acompanhando o Tecnopeg como de costume, vi um post falando a respeito da FMC Technologies, que foi eleita como a empresa de equipamentos e serviços mais admirada do setor de óleo e gás, ficando a frente de grandes empresas, como a Schlumberger por exemplo. E devido a grande demanda que a empresa tem que atender, eles começaram a contratar tecnólogos.
A exemplo da Halliburton, a empresa criou um plano de carreira específico para tecnólogos, onde o profissional entra Tecnólogo de serviços I, onde o profissional atuará como um assistente técnico nos projetos da empresa, especialmente em instalações e manutenção, então com experiência adquirida ele sobe de cargo.

Para concorrer, é necessário ser formado ou estar cursando o curso de Tecnólogo e ter pelo menos o inglês intermediário. Interessados, devem mandar o currículo para: selecaorh@fmcti.com , colocando no campo assunto:TECNÓLOGO DE SERVIÇOS I.

Cursos de extensão no Senai - RJ


Boa noite pessoal, 


Hoje trazendo mais uma dica de cursos que podem ser feitos paralelo à faculdade, trata-se dos cursos de extensão do Senai-RJ, voltados para a indústria de petróleo e gás, e passando pelo QG do Petróleo, blog do meu amigo Rhamany Santana.
Os cursos abertos são o de Sistemas de produção e o curso de refino e transporte de petróleo.
Os cursos tem por objetivo qualificar o aluno nas operações referentes a refino, distribuição e produção, e é voltado para estudantes de engenharia e tecnólogos.



O valor do curso é R$ 854,08, tem descontos de 10% para pagamentos à vista e pagamentos até o dia 06/05/2010.

Conteúdo do curso:


  • Petróleo e seus derivados;

  • Processamento primário do petróleo;
  • Meios de transporte;
  • Esquemas de refino – principais processos e equipamentos.

As aulas serão realizada aos sábados pela manhã e tem duração de 3 meses (34 horas). O início do curso será no dia 08/05/2010 na Unidade Senai-Tijuca.


Para saber mais, clique aqui: Curso Extensão Senai-RJ

domingo, 18 de abril de 2010

Chat para visitantes do Unipeg - Período de testes

Pessoal, como podem ver coloquei uma caixa acima dos posts, onde há a possibilidade de conversas entre os leitores do blog, como infelizmente não consigo testar por mim mesmo, resolvi colocar essa ferramenta e ao longo da semana ver como funciona.
Quem puder usar a ferramenta para ajudar o blog, eu agradeço, não é preciso se cadastrar, apenas colocar seu nick na caixa join chat.
Peço também que participem da enquete sobre essa nova ferramenta.




Abraços e ótima semana

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Maiores acidentes da indústria do petróleo - Plataforma Piper Alpha



Boa noite pessoal, 
Como havia falado essa semana, estou trazendo hoje o início da série sobre os maiores acidentes que já ocorreram na indústria do petróleo ao longo da história. Essa semana dei uma rápida pincelada nos acidentes mais marcantes envolvendo plataformas, navios, e derramamentos de óleo, e hoje para começar vamos ver um dos maiores, senão o maior acidente já envolvendo plataformas petrolíferas no mundo, é o acidente com a plataforma Piper Alpha.  Vamos analisar os fatos passo a passo.


Resumo da história
Piper Alpha, era uma plataforma de produção de petróleo das empresas Occidental Petroleum e Texaco, e operava no mar do norte. Devido a uma explosão seguida de incêndio, a plataforma foi totalmente destruída em 6 de julho de 1988, tendo 167 vítimas fatais, e apenas 62 tripulantes sobreviveram a tragédia.

Como era a Piper Alpha

Situada a mais de 220 quilômetros da costa de Aberdeen (Escócia), a 144 metros do fundo do mar, a plataforma de grande porte mantinha uma produção de gás de dois poços, e de outros 24 poços mantinha a sua produção de óleo. A plataforma era conectada por um oleoduto e um gasoduto ao terminal Flotta, em Orkney, e com outros gasodutos a outras duas instalações.
A instalação consistia em uma torre de perfuração em um lado, uma área de processamento e refino no centro, e alojamentos para sua tripulação no outro lado. Uma vez que Piper Alpha estava mais perto da costa que outras plataformas na área, tinha duas tubulações provenientes destas plataformas conduzindo à sua área de processamento. Esta instalação processava o gás proveniente das outras plataformas mais o petróleo extraído por ela mesma e então bombeava os produtos para a costa.
O acidente
Dia 6 de julho de 1988, um vazamento de condensado de gás natural que se formou sobre a plataforma incendiou-se, causando uma explosão enorme. A explosão iniciou incêndios secundários no óleo, derretendo a tubulação de chegada de gás. O fornecimento de gás causou uma segunda grande explosão que engolfou toda a plataforma. Afirma-se que o desastre foi tão repentino e extremo que uma evacuação tradicional foi impossível, mas há controvérsia a respeito. As pessoas ainda estavam saindo da plataforma após o incêndio e explosão iniciais. O maior problema foi que a maioria do pessoal que tinha autoridade para ordenar a evacuação morreu quando a primeira explosão destruiu a sala de controle.Alguns cálculos indicam que 20% da produção anual de energia do Reino Unido foi consumido na explosão e incêndio. Mas isso foi conseqüência do projeto deficiente da plataforma, a ausência de paredes corta-fogo, e outros fatores. Outro fator importante foi que a plataforma próxima, Tartan, continuou a bombear gás ao núcleo do fogo até que a tubulação interligando ambas plataformas rompeu-se devido ao calor. Os operadores de Tartan não tinham autoridade para parar a produção, mesmo vendo ao horizonte que Piper Alpha estava queimando.A embarcação de suporte Lowland Cavalier reportou a explosão inicial antes das 22h00, e a segunda explosão 22 minutos depois. Quando os helicópteros civis e militares chegaram ao local, as chamas estavam a mais de 100 metros de altura e visíveis a mais de 100 quilômetros (120 km de Maersk Highlander) impedindo aproximação segura.Tharos, uma embarcação especializada em combate ao fogo, pôde aproximar-se da plataforma mas não pôde evitar sua destruição. Dois tripulantes do Lowland Cavalier morreram quando a explosão da plataforma destruiu seu "barco de resgate rápido" que havia resgatado vários sobreviventes da água. Tharos não pôde bombear água suficiente para aproximar-se da plataforma em chamas até após a ruptura do oleoduto que a interligava à Tartan, cerca de duas horas após o início do desastre. Somente quando a plataforma de Tartan parou de bombear óleo, a embarcação Tharos pôde aproximar-se, mas não conseguiu resgatar ninguém. O fogo foi depois extinto pelo navio Red Adair que enfrentou ventos de 80 milhas por hora e ondas de 70 pés.
A investigação do caso
O grupo de investigação coordenado por Lord Cullen foi estabelecido em novembro de 1988 para descobrir as causas do desastre. Em novembro de 1990, ele concluiu que o vazamento inicial de condensado era resultante de trabalho de manutenção sendo realizado simultaneamente numa bomba e sua válvula de segurança. A Occidental Petroleum foi declarada culpada de ter procedimentos de manutenção inapropriados.Uma segunda fase da investigação fez recomendações de segurança mais profundas, as quais foram todas aceitas pela indústria. Praticamente todos os trabalhadores em plataformas no mar do Norte questionariam a sinceridade da indústria em algumas de suas respostas ao Relatório Cullen. Certamente as respostas das companhias petrolíferas às recomendação de Cullen por completa e organizada representação dos trabalhadores foi menos que totalmente sincera.Os restos da Piper estão a aproximadamente a 120 metros a sudoeste da plataforma Bravo, que a substituiu. Um último efeito do desastre da Piper Alpha foi o estabelecimento do primeiro sindicato pós-Margaret Thatcher, o Comitê de Indústria de Plataformas (Offshore Industry Liaison Committee).
Mas o que causou esse acidente
Uma análise dos eventos revela muitos pontos que deram errado, uma seqüência de erros que contribuíram para a magnitude do desastre. Na seqüência, analisam-se os principais:
a) Sistema de ordem de serviço arcaico e não seguido à risca
O evento que iniciou a catástrofe foi a tentativa do turno da noite de ligar a bomba reserva, que estava inoperante por estar em manutenção. O pessoal do turno da noite desconhecia que esta bomba estava em manutenção, por não haver encontrado a ordem de serviço correspondente. Numa instalação industrial, o conhecimento das ordens de serviço em andamento é crucial para o andamento do processo produtivo e para a segurança.
b) Sistema dilúvio antiincêndio não funcionou
O sistema dilúvio coletava a água do mar para o sistema abaixo da plataforma, próxima do local onde os mergulhadores tinham que trabalhar em algumas etapas de perfuração. Para segurança dos mergulhadores, o sistema de coleta de água era colocado em manual cada vez que havia trabalho com mergulho nas proximidades, para evitar que os mergulhadores fossem sugados pelas bombas. Com o tempo, os procedimentos foram relaxados e o sistema passou a ser deixado em manual sempre, independente de haver ou não trabalho de mergulho nas proximidades. Máxima segurança para os mergulhadores, fatal para a plataforma e para outras 167 pessoas pois, quando o sistema foi necessário, estava inoperante.
c) Rota de fuga
As rotas de fuga não eram perfeitamente conhecidas e as pessoas não encontraram o caminho até  os barcos salva-vidas e saltaram no mar.
d) Áreas seguras
Ao contrário do que pensavam as pessoas, os alojamentos não eram à prova de fumaça e chamas. A maior parte dos 167 vítimas morreu sufocada na área dos alojamentos.
e) Treinamento
Embora houvesse um plano de abandono, três anos haviam se passado sem que as pessoas recebessem treinamento nestes procedimentos. Planos de Ação de Emergência são inúteis se existem apenas no papel e as pessoas não tomam conhecimento dele.
f) Paredes corta-fogo
As paredes corta-fogo em Piper poderiam ter parado a expansão de um fogo comum. Elas não foram construídas para resistir a explosão. A explosão inicial as derrubou, e o fogo subseqüente se espalhou desimpedido, quando poderia ter sido contido se as paredes corta-fogo tivessem também resistido à explosão. Estações mais novas têm paredes de explosão que evitariam uma repetição das fases iniciais do desastre de Piper.
g) Auditorias
Occidental Petroleum tinha auditorias de segurança regulares em suas instalações. Estas auditorias foram executadas, mas não foram bem executadas. Poucos ou mesmo nenhum problema eram levantados, embora houvesse assuntos sérios como corrosão de tubos e cabeças de sistema dilúvio e muitos outros problemas. Quando um problema sério era encontrado, às vezes era simplesmente ignorado. Por exemplo, cerca de um ano antes, quando os dutos de gás queimaram e desligaram a estação, uma auditoria independente, cujo propósito era identificar os principais perigos de incêndio, corretamente identificou o perigo e declarou que se eles explodissem, nada poderia salvar a estação. A auditoria recomendou instalar sistemas de segurança específicos para os proteger. Na reunião de diretoria que revisou o relatório, nunca foram mencionados os dutos de gás.
Semana que vem não percam o próximo artigo da série “ Maiores acidentes da indústria do petróleo”.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

História do petróleo - Monteiro Lobato


Boa noite galera,



Estou em semana de prova na faculdade e por isso não estou tendo muito tempo para postar matérias  aqui no Unipeg, mas hoje trago uma matéria que achei muito interessante, e tenho certeza que muitos disconhecem.
Trata-se de Monteiro Lobato, isso mesmo, o criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, tem importância fundamental na história e desenvolvimento da indústria petrolífera no Brasil.
Monteiro Lobato sempre foi um homem que lutava pelos seus ideais políticos e buscava sempre o desenvolvimento da sociedade brasileira, e na indústria do petróleo ele encontrou a chance de lutar por melhores condições para o povo brasileiro.
Monteiro Lobato teve papel importante na implantação da Companhia de Petróleo do Brasil, e após isso chegou a fundar várias empresas para a perfuração de poços de petróleo, como a Companhia de Petróleo Nacional, a Companhia de Petrolífera Brasileira , a Companhia de Petróleo Cruzeiro do Sul e a maior de todas na época, a Companhia Matogrossense de Petróleo (fundada em 1938), que tinha por finalidade perfurar próximo a fronteira com a Bolívia. Mas como a indústria do petróleo está entranhada com a política suja que presenciamos dia a dia, essas companhias criadas por Monteiro Lobato acabaram por prejudicar muita gente importante no meio da política, fora as grandes empresas estrangeiras que sempre tiveram olhos nas nossas reservas de petróleo.
A partir desse ponto, Monteiro Lobato começou a travar conflitos políticos com adversários poderosos, os que afirmavam na época que no Brasil não havia petróleo e hoje são um  dos maiores exploradores de petróleo no mundo.
Por vário anos Lobato se dedicou apenas ao seu ideal na indústria do petróleo, mas como era boicotado por oligarquias políticas e empresas de capital estrangeiro, estava ficando pobre, e buscava se manter com suas obras infantis.
Lobato falava publicamente de seus ideais na indústria do petróleo e dos benefícios que isso traria para a população, chegou a falar em alguns de seus livros infantis, e tentou promover um dossiê na academia paulista de letras, que teve esgotamento do livro que dizia que o governo não perfurava poços de petróleo e não deixava perfurar. Tanto estardalhaço fez com que Getúlio Vargas mandasse retirar todas as cópias de circulação.
Dentre os fatos mais marcantes da história de Monteiro Lobato, está sua prisão, na qual foi acusado de tentar desmoralizar o Conselho Nacional do Petróleo, que era presidido na época pelo general Horta Barbosa, que foi o grande responsável pela prisão de Lobato no presídio Tiradentes, ironicamente foi general Horta um dos grandes líderes nacionalistas na Campanha do Petróleo, e diria até sarcasticamente seguindo os mesmos ideais de Monteiro Lobato. 
Curiosamente o petróleo no Brasil foi encontrado pioneiramente em um local chamado Lobato em 1939.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Concurso Petrobras biocombustível


Mais uma oportunidade para os que tanto sonham em entrar na Petrobras, dessa vez na divisão de biocombustíveis da empresa.
Esse é o primeiro processo seletivo da Petrobras Biocombustível e terá o provimento de 81 vagas mais cadastro de reservas, há chances para níveis médio, técnico e superior. As inscrições serão abertas no dia 26 de abril e irão até o dia 09 de maio.
Para os candidatos de nível médio a taxa de inscrição é no valor de R$30,00, enquanto para os candidatos de nível superior a taxa é de R$45,00. As provas estão previstas para o dia 06 de junho e a divulgação dos resultados deve ser feita no dia 24 de junho.

As vagas são destinadas para as cidades de : Salvador, Candeias, Belém, Guamaré, Montes Claros, Fortaleza, Quixadá, Recife, João Pessoa, Teresina e Rio de Janeiro.
Para o Rio de Janeiro eu destaco as seguintes vagas:

Cargos de nível médio-técnico
Técnico de Administração Júnior (Requer apenas nível Médio - 5 vagas)
Técnico de comercialização e logística júnior - 1 vaga
Técnico de contabilidade júnior - 1 vaga
Técnicos de suprimentos de bens e serviços júnior - 2 vagas

Cargos de nível superior
Administrador júnior - 7 vagas
Advogado Júnior - 2 vagas
Analista ambiental júnior - 1 vaga
Analista de comercialização e logística Júnior - 2 vagas
Assistente social Júnior - 1 vaga
Contador júnior - 2 vagas
Economista Júnior - 2 vagas
Enfermeiro do trabalho Júnior - 1 vaga
Engenheiro agrícola Júnior - 1 vaga
Engenheiro agrônomo Júnior - 1 vaga
Engenheiro de equipamentos júnior - mecânica - 1 vaga
Engenheiro de processamento Júnior - 2 vaga
Engenheiro de produção júnior - 1 vaga
Engenheiro de segurança Júnior - 1 vaga
Médico do trabalho Júnior - 1vaga
Profissional de comunicação social júnior - Jornalismo - 1 vaga

Mais uma vez não serão aceitos tecnólogos, mas nada que nos impeça de concorrer as vagas de nível médio ou de nível técnico para quem tiver formação específica.

Curso gratuito de introdução ao petróleo e gás






Dando uma passada hoje pela comunidade do petróleo e gás no NING, me deparei com um post muito interessante de um dos membros da comunidade  e resolvi divulgá-la aqui.
Trata-se de uma parceria entre  o CENATE, e a ONG  GADEFI, que vai abrir vagas gratuitas para o curso de  INTRODUÇÃO AO PETRÓLEO E GÁS
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  • A história do petróleo no mundo
  • A história do petróleo no Brasil
  • A Exploração
  • A Produção
  • O Refino
  • O Transporte e a Distribuição
  • Guia de carreira petrolífera

As inscrições se iniciam dia 12/04/2010 indo somente até o dia 30/04/2010 , ou só até enquanto HOUVEREM AS VAGAS!
Os interessados devem comparecer com a seguinte documentação: Xerox do RG, do CPF e de um
comprovante de residência, mais um foto 3x4, e dois kilos de alimentos
que deverão ser entreques somente no primeiro dia de aula.


Menores de 18 anos devem comparecer com os respectivos responsáveis.

Endereço para inscrição:
Telefones: 2667-6389/3904-4576
Rua Rita Gonçalves 539, K11- Nova Iguaçu- Centro(próximo ao túnel da estação de
trem).

Provavelmente eu nem saberia dessa dica para informar vocês a respeito, esse é um dos motivos do networking, saber sobre as oportunidades que estão surgindo, e você pode fazer parte dessa comunidade do petróleoe gas networking, que hoje já conta com mais de 530 membros, todos voltados para a área de petróleo e gás, seja profissional ou estudante.
Clique aqui, cadastre-se e venha fazer parte dessa galera.
 
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